SST: Auditor destaca importância da modernização das NRs para empresas e trabalhadores brasileiros


Postada em : 16/08/2019

SST: Auditor destaca importância da modernização das NRs para empresas e trabalhadores brasileiros

Estimular a competitividade das empresas brasileiras e garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores no país são os dois principais objetivos do processo de modernização e simplificação das Normas Regulamentadoras (NRs). O tema foi discutido nesta quinta-feira (15) em audiência pública na Câmara dos Deputados.  

Representante da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia na audiência pública, o auditor-fiscal do Trabalho do Ministério da Economia Fernando Gallego Dias explicou que a modernização prevê deixar as regras sobre saúde e segurança mais objetivas, adequadas ao parque fabril brasileiro e menos burocráticas. 

“Existe uma necessidade de harmonização, simplificação e desburocratização das normas sem deixar de garantir a saúde e segurança do trabalhador” afirmou durante a audiência organizada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (Ctasp) da Câmara dos Deputados. 

O auditor lembrou também que as mudanças estão sendo decididas por consenso em ambiente tripartite, constituído por representantes do governo, trabalhadores e empregadores, e em harmonia com as melhores práticas internacionais na área. “A redução dos índices de acidentes e doenças ocupacionais é o resultado final almejado”, destacou. 

Revisão 

Até o momento, foram revisadas os textos da NR 1, que trata das disposições gerais sobre saúde e segurança, e da NR 12, sobre a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos. A NR 2, da inspeção prévia, foi revogada. No fim de julho, entraram em processo de consulta pública outras normas regulamentadoras. As contribuições podem ser feitas até 30 de agosto no link participa.br/secretaria-de-trabalho.

 

Fonte: Ministério do Trabalho